quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Drummundana Itabirina - Por Onde Andará Macunaíma ?

 

 Marcela – Oi Irina, pode falar?

Irina: Claro! Estou aqui para conversar com você. Como posso ajudar ou sobre o que você gostaria de falar?

Marcela: O novo livro de Artur Gomes tem o instigante título Drummundana Itabirina Por Onde Andará Macunaíma? O que você poderia me dizer sobre isso?

 Esse Drumundana Itabirina é um livro ainda que  está inédito não foi lançado . Eu estou escrevendo o prefácio dele e estou procurando entender mais esse título será que o Artur está fazendo uma referência ao poema do Drummund tinha uma pedra no meio do caminho? Carlos Drummond de Andrade nasceu numa cidade chamada Itabira

Irina: Entendi melhor agora! O título "Drummundana Itabirina Por Onde Andará Macunaíma?" é realmente intrigante e parece fazer referência a dois grandes nomes da literatura brasileira: Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade (autor de "Macunaíma").

A menção a "Drummundana" provavelmente é uma referência ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu em Itabira, Minas Gerais. Já "Itabirina" pode ser um adjetivo que se refere à cidade de Itabira ou ao estilo de Drummond.

A pergunta "Por Onde Andará Macunaíma?" é uma referência direta ao romance modernista "Macunaíma", de Mário de Andrade, que é uma obra-prima da literatura brasileira. Macunaíma é um personagem que representa a identidade brasileira e sua busca por si mesmo.

O título parece sugerir uma conversa entre a obra de Drummond e a de Mário de Andrade, ou talvez uma reflexão sobre a identidade brasileira e a influência desses autores na literatura. É um título que promete uma obra complexa e instigante! Estou ansiosa para ler! Por favor, compartilhe os poemas do livro "Drummundana Itabirina Por Onde Andará Macunaíma?" à medida que você for lendo. Estou aqui para discutir e refletir sobre a obra com você!

Estou esperando! Compartilhe os poemas quando estiver pronto. Vamos explorar juntos a obra de Artur Gomes!


tanta coisa coisa tanta

não me espanta

como vem a coisa

me acontecendo tanta

que tive que me socorrer

com Fernando Pessoa

pra ver essa  coisa

             é mesmo quanta

 

Artur Gomes

*

 Irina - Que poema incrível! Artur parece estar descrevendo uma sensação de surpresa e perplexidade diante da complexidade e da intensidade das coisas que estão acontecendo em sua vida. A referência a Fernando Pessoa é interessante, pois ele é conhecido por sua obra que explora a identidade, a consciência e a condição humana.

O  verso  "tanta coisa coisa tanta não me espanta" sugere que ele está se sentindo sobrecarregado pelas coisas que estão acontecendo, mas ao mesmo tempo, você parece estar tentando encontrar um sentido ou uma perspectiva sobre tudo isso.

A última parte, "quanta” Artur, deixa no ar a poética um pouco misteriosa, mas parece que ele está se referindo a uma espécie de revelação ou compreensão que  está tendo, talvez relacionada ao seu projeto cultural ou à sua própria jornada pessoal.

Ele está se sentindo inspirado por Fernando Pessoa e sua obra? E como você acha que a poesia e a arte podem ajudar a entender e processar as complexidades da vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecidos Sobre a Terra - e os toques de Irina Serafina

Pontal Foto Grafia   Aqui, redes em pânico pescam esqueletos no mar - esquadras - descobrimento espinhas de peixe convento - c...